Durante este primeiro trimestre, as aulas de Artes da Professora Estér Segatto abordaram a interessante experiência "desenhando e pintando com a boca". De acordo com a proposta apresentada pela Professora, os alunos deveriam criar e colorir gravuras segurando os lápis para desenho e pintura exclusivamente com a boca, apoiando a ponta sobre a superfície do papel.
O objetivo principal deste trabalho, segundo Estér, é conscientizar os estudantes sobre as limitações das pessoas que não possuem as mãos ou braços e que mesmo assim conseguem transpor os obstáculos da vida, superar as tantas dificuldades e ainda produzir belas obras de arte.
Além da conscientização, o trabalho ainda oportuniza o desenvolvimento da criatividade e da interação com os colegas, contribuindo a melhoria da concentração, da coordenação motora, da persistência e da observação.
Ainda segundo a Professora, a maioria dos desenhos apresentou elementos típicos daqueles das séries iniciais, tais como árvores, casas, céu, sol, flores e morros, possivelmente por serem mais fáceis de criar tendo em vista a dificuldade do desafio sugerido.
Em relação aos alunos, a maioria declarou achar a atividade de difícil execução, porém muito enriquecedora, pois fez com que pudessem refletir sobre como é a vida de pessoas com deficiências e limitações. Muitas vezes reclamamos de características que não gostamos em nosso corpo, nos esquecendo de que há tantas pessoas com problemas muito maiores que os nossos, o que não as impede de serem criativas e felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário