sábado, 19 de julho de 2014

Escola debate sobre a Era Vargas

   Na manhã do dia 17 de julho nossa Escola recebeu a visita de pessoas da comunidade santacruzense para falar aos alunos das 3ªs séries do Ensino Médio Politécnico sobre o período de nossa história conhecido como Era Vargas (1930-1945). 
   Dr. Ilmor Viana, Irma Lau (84 anos), Luiza Paiva (75 anos), Ivo Muller (87 anos) e sua esposa Érica foram recepcionados por professores e alunos na sala de vídeo e conversaram animadamente durante cerca de uma hora e meia sobre essa época tão significativa da história do Brasil.
   Demonstrando grande conhecimento, simpatia e sobretudo a experiência de quem viveu naqueles anos e testemunhou todos os fatos, nossos convidados discutiram principalmente sobre os motivos pelos quais Getúlio Vargas realizou um governo que marcou época para o Brasil e ainda traz saudades até os dias de hoje.
De acordo com a Sra. Irma Lau, que teve a oportunidade de trabalhar junto a familiares de Leonel Brizola e João Goulart, Getúlio Vargas tinha um carisma enorme e uma oratória envolvente que encantava a todos por onde passava. Durante seu governo foram lançadas as bases do país que hoje conhecemos, com a criação da Petrobrás, construção de muitas rodovias importantes e ferrovias, criação e consolidação das leis trabalhistas, criação do salário mínimo e instituição do sufrágio universal (direito de voto para as mulheres).
  O encontro propiciou a alunos e professores o acesso à informações importantes e fatos que não constam nos livros de História, permitindo uma melhor compreensão acerca dos bastidores de nosso país. A Escola Santa Cruz, por meio de sua Equipe Diretiva e das professoras Geovane Puntel e Cláudia Cortês, agradece imensamente a colaboração dessas pessoas que tão gentilmente se dispuseram a deixar suas casas para nos visitar e nos enriquecer com seu conhecimento e mensagens de otimismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário