quarta-feira, 15 de abril de 2015

Lenda japonesa inspira e educa

  
   Durante a reunião pedagógica realizada no dia de hoje, os professores da Escola Santa Cruz trabalharam com a lenda do tsuru, típica da cultura japonesa e realizaram trabalhos de dobradura em origami.
   O tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.
   Ainda de acordo com a lenda, se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.
   Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças. Mais tarde, o tsuru foi associado às orações, sendo oferecidos nos templos, acompanhados de pedidos de proteção. Hoje é usado como enfeite nas festas de ano novo, batizados, casamentos, entre outras comemorações familiares.
  
  Durante nossa reunião, sob a coordenação de nossa Orientadora Pedagógica, Professora Sílvia, e de nossa supervisora, Professora Michelle, cada professor foi convidado a montar o pássaro tsuru em papel, que posteriormente foram utilizados na construção de um mobile para a sala de professores.
   Através da lenda do tsuru, aprendemos um pouco mais sobre a cultura japonesa, com suas tradições milenares e seus encantos místicos, voltados para a valorização da dedicação e da persistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário