sexta-feira, 28 de março de 2014

Professor José Moran palestrou na UNISC

  
Na noite de ontem o anfiteatro do Direito, localizado no bloco 18 da UNISC, recebeu o Professor e pesquisador José Manuel Moran (USP), para falar sobre as novas tecnologias e tendências que a Educação deve seguir nas próximas décadas, tendo em vista as profundas mudanças que vêm ocorrendo sobretudo na área de mídias e virtualidade.
   Para Moran, a população mundial tem hoje oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal como jamais teve em toda a história da civilização humana, porém muitos preferem desperdiçar seu tempo exclusivamente com entretenimento repetitivo e fuga da realidade, vivendo num mundo a parte e acabando inclusive por ficarem dependentes.
   Segundo a visão do pesquisador, no mundo atual existe tanta informação à nossa disposição que saber o que fazer com essa informação torna-se muito mais importante que a informação em si mesma, sendo cada vez mais necessário que selecionemos o que poderá nos ser útil nesse imenso universo virtual, pleno de possibilidades.
   Durante sua explanação, Moran apresentou uma série de portais onde se pode dar início à pesquisas e estudos, inclusive com a obtenção de certificação, tais como Veduca e Coursera, que oferecem centenas de cursos abrangendo as mais diversas áreas, ou ainda o Duolingo, voltado ao aprendizado de idiomas em ambientes virtuais. Outra opção interessante para estudantes é o Brainly, um portal onde milhares de pessoas podem deixar suas dúvidas ou questionamentos para que outros ofereçam resposta, criando um imenso ambiente de estudos colaborativo e interativo em tempo real.
   Segundo acredita Moran, a alfabetização digital é hoje tão importante quanto a alfabetização letrada, pois a tecnologia estará cada vez mais presente na vida de todos, e é preciso saber dominá-la com eficiência e propriedade. Nesse contexto, o professor precisa se desacomodar e sair de sua zona de conforto, pois seu papel no aprendizado dos alunos também está mudando. A aprendizagem se dará cada vez mais centrada na figura de um aluno protagonista e com conteúdos personalizados, de acordo com as necessidades de cada estudante e não mais de uma maneira uniforme, como ainda hoje ocorre.
   Nesta nova realidade que se avizinha, o professor precisa investir na busca constante de atualização e de práticas inovadoras, para que as aulas possam ser relevantes e interessantes àqueles que buscam o conhecimento. Apesar dos problemas e desafios que professores e alunos encontram diariamente em sala de aula, José Moran vê a Educação com otimismo e esperança, pois nada a supera em sua capacidade de dignificar e edificar seres humanos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário