sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Aluno da Escola Santa Cruz vence concurso de redação

     Os vencedores do concurso de redação "Tributação e cidadania", este ano em sua 2ª edição, foram conhecidos na tarde de sexta-feira, dia 25 de setembro, nas dependências do anfiteatro do bloco 18 da UNISC.
     Na categoria Ensino Médio, pela cidade de Santa Cruz do Sul, a melhor redação foi a do estudante Eduardo Menezes Rodrigues, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz. No total foram mais de 4 mil textos concorrendo nas cidades de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz.
     De acordo com a professora Isabel Kern Cortez Knak,que coordenou os trabalhos junto aos alunos participantes de nossa escola, as turmas 114, 211, 214, 311, 312, 313 e 314 do Ensino Médio Politécnico, após palestra proporcionada por pessoas especializadas em Tributos, pesquisas em sites sugeridos e debates em sala de aula, redigiram seus textos que foram lidos pela professora responsável e 13 redações foram selecionadas por uma comissão de três professores e uma supervisora.
     Durante a cerimônia de premiação, Altemir Linhares de Melo, Delegado da Receita Federal, destacou que "a qualidade das redações refletiu o engajamento e aprendizado dos professores e alunos sobre o tema deste ano", que tratou de Dinheiro público -aplicação e desvio, o que eu tenho a ver com isso? e Tributos:nós pagamos, todos recolhem? Tem retorno?
     Os três primeiros colocados em cada categoria receberam um videogame e um celular, além de certificado do concurso; já os professores responsáveis foram agraciados com um tablet e um HD externo.
     Para Eduardo, a vitória neste concurso foi uma grata surpresa e mostrou mais uma vez que a leitura e o conhecimento são sempre um ótimo investimento que renderá frutos por toda a vida.
     A Equipe Diretiva da Escola Santa Cruz parabeniza o aluno vencedor e a professora coordenadora dos trabalhos, bem como todos os demais participantes, e reitera que as bases de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna devem ser sempre aquelas cujo foco maior é a Educação, o aprendizado e o conhecimento.
     A Escola Santa Cruz, por meio de sua Equipe Diretiva, professores e funcionários, procura incentivar a leitura, a reflexão e a produção textual em todos os momentos do cotidiano escolar, pois entendemos que esta é uma das melhores formas de se garantir um aprendizado integral e de qualidade.

A seguir, reproduzimos a redação vencedora do concurso, na categoria Ensino Médio:


Ignorante por opção

É notável presenciar que em nosso país, o tema “dinheiro público” gera opiniões divergentes. Há aqueles que julgam o dinheiro público como sendo problema único e exclusivamente dos políticos, e outros, a minoria, acreditam que de fato devem se recuperar e supervisionar o que acontece com ele. Depois de saber isto, você ainda se pergunta o porquê de tanto desvio de dinheiro e descaso com o dinheiro público?
Acredito que a resposta está subentendida, quando acreditamos que o problema de um país está em seus políticos, mas não fazemos nada para que isto mude, aceitamos o fato de sermos ignorantes. Todos nós pagamos impostos, independentes de nossa origem. Estes recursos são divididos em partes para o município, estado e país. Estes impostos devem voltar para a população em forma de benefícios, ou era o que deveria acontecer. No momento em que pagamos impostos, o dinheiro arrecadado se torna dinheiro público, portanto acredita-se que é dever de todos que saibam e supervisionem o que de fato acontece.
Faço uma proposta, e deixemos de ser pessimistas, sigamos o portal da transparência para entender melhor o que se passa no nosso país com os recursos públicos municipais, estaduais e federais e acreditemos que pode haver mudança com a união do povo. Devemos “aplaudir” boas ações como o uso correto de dinheiro público e cobrar daqueles que não entenderam que estão a serviço de um país. Deixemos assim de ser ignorantes por opção.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário