Os vencedores do concurso de redação "Tributação e cidadania", este ano em sua 2ª edição, foram conhecidos na tarde de sexta-feira, dia 25 de setembro, nas dependências do anfiteatro do bloco 18 da UNISC.
Na categoria Ensino Médio, pela cidade de Santa Cruz do Sul, a melhor redação foi a do estudante Eduardo Menezes Rodrigues, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz. No total foram mais de 4 mil textos concorrendo nas cidades de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz.
De acordo com a professora Isabel Kern Cortez Knak,que coordenou os trabalhos junto aos alunos participantes de nossa escola, as turmas 114, 211, 214, 311, 312, 313 e 314 do Ensino Médio
Politécnico, após palestra
proporcionada por pessoas especializadas em Tributos, pesquisas em sites
sugeridos e debates em sala de aula, redigiram seus textos que foram lidos pela
professora responsável e 13 redações foram selecionadas por uma
comissão de três professores e uma supervisora.
Durante a cerimônia de premiação, Altemir Linhares de Melo, Delegado da Receita Federal, destacou que "a qualidade das redações refletiu o engajamento e aprendizado dos professores e alunos sobre o tema deste ano", que tratou de Dinheiro público -aplicação e desvio, o que eu tenho a ver com isso? e Tributos:nós pagamos, todos recolhem? Tem retorno?
Os três primeiros colocados em cada categoria receberam um videogame e um celular, além de certificado do concurso; já os professores responsáveis foram agraciados com um tablet e um HD externo.
Para Eduardo, a vitória neste concurso foi uma grata surpresa e mostrou mais uma vez que a leitura e o conhecimento são sempre um ótimo investimento que renderá frutos por toda a vida.
A Equipe Diretiva da Escola Santa Cruz parabeniza o aluno vencedor e a professora coordenadora dos trabalhos, bem como todos os demais participantes, e reitera que as bases de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna devem ser sempre aquelas cujo foco maior é a Educação, o aprendizado e o conhecimento.
A Escola Santa Cruz, por meio de sua Equipe Diretiva, professores e funcionários, procura incentivar a leitura, a reflexão e a produção textual em todos os momentos do cotidiano escolar, pois entendemos que esta é uma das melhores formas de se garantir um aprendizado integral e de qualidade.
A seguir, reproduzimos a redação vencedora do concurso, na categoria Ensino Médio:
Ignorante por opção
É notável presenciar que em nosso país,
o tema “dinheiro público” gera opiniões divergentes. Há aqueles que julgam o
dinheiro público como sendo problema único e exclusivamente dos políticos, e
outros, a minoria, acreditam que de fato devem se recuperar e supervisionar o
que acontece com ele. Depois de saber isto, você ainda se pergunta o porquê de
tanto desvio de dinheiro e descaso com o dinheiro público?
Acredito que a resposta está
subentendida, quando acreditamos que o problema de um país está em seus
políticos, mas não fazemos nada para que isto mude, aceitamos o fato de sermos
ignorantes. Todos nós pagamos impostos, independentes de nossa origem. Estes
recursos são divididos em partes para o município, estado e país. Estes
impostos devem voltar para a população em forma de benefícios, ou era o que
deveria acontecer. No momento em que pagamos impostos, o dinheiro arrecadado se
torna dinheiro público, portanto acredita-se que é dever de todos que saibam e supervisionem
o que de fato acontece.
Faço uma proposta, e deixemos de ser
pessimistas, sigamos o portal da transparência para entender melhor o que se
passa no nosso país com os recursos públicos municipais, estaduais e federais e acreditemos que pode haver mudança com a união do povo.
Devemos “aplaudir” boas ações como o uso correto de dinheiro público e cobrar
daqueles que não entenderam que estão a serviço de um país. Deixemos assim de
ser ignorantes por opção.
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