sábado, 13 de junho de 2015

Uma história de superação, um exemplo de vida

    
Foi no início da noite gelada de 11 de junho que conheci Adélio dos Santos, o jovem santacruzense que tem sido considerado como uma das novas grandes promessas para o atletismo nacional.
     Mesmo já tendo passado por muitas dificuldades na vida, o menino pobre de Linha Santa Cruz esbanja simpatia e demonstra aquela educação que só a vida proporciona. Durante nossa conversa de mais de uma hora, Adélio contou-me como começou a competir, na época em que estudava na Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pedro Rabuske e, a partir disso, já se somam muitas conquistas.
     Apenas para se ter uma ideia dos atributos do rapaz, Adélio ocupa hoje a honrosa posição de estar entre os cinco primeiros do Rio Grande do Sul, tendo disputado campeonatos em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis onde neste ano participou do revezamento dos 140 km, conquistando o melhor tempo dentre sua equipe (3 minutos e 18 segundos por Km).
     É com saudades e um brilho vivaz no olhar que o jovem me contou suas experiências de disputar as primeiras competições fora do país, ainda no ano de 2013, quando teve a oportunidade de conhecer a Argentina, Alemanha e Polônia, país em que passou 15 dias em treinamentos intensos e precisou se adaptar a toda uma nova realidade, cultura e muita, muita neve.
     Atualmente cursando o 2º ano da EJA Ensino Médio em nossa escola, Adélio considera que os estudos lhe possibilitarão ainda mais conquistas, pois, como ele mesmo diz, durante sua vida de esportista convive com muitas pessoas de diferentes nacionalidades e níveis culturais.
Após cumprir suas obrigações com o serviço militar obrigatório, agora aos 20 anos Adélio está retomando novamente sua carreira, com rotinas de treinamentos, patrocinadores e muitos projetos para o futuro.
     Ao sair da escola no final de nossa conversa, não pude deixar de lembrar do personagem Forrest Gump, do filme de mesmo nome, que também tinha uma bonita história de vida, calcada na simplicidade e no talento para o atletismo. 
     Assim como ele, Adélio tem um futuro brilhante pela frente no campo do esporte, pois sua simpatia, simplicidade e dedicação o levarão ainda a muitas e novas conquistas. Que o sucesso lhe seja companheiro, estamos todos torcendo por você garoto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário