sexta-feira, 24 de março de 2017

Reformas no país são tema de debates

     Nesta semana, a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz mobilizou alunos e professores em torno do debate acerca das reformas propostas pelo Governo Federal, atualmente em curso no país.
     Na noite do dia 21, a Professora Dra. Cheron Zanini Moretti (Departamento de Educação/UNISC), conversou com os alunos da EJA e professores sobre a reforma da previdência, prevista para ser votada já no mês de abril, e as profundas consequências que trará para a vida de todos os brasileiros. Durante sua exposição, Cheron destacou que "a reforma da previdência, se for aprovada integralmente como o texto original propõe, aumentará enormemente o abismo entre ricos e pobres no Brasil e os mais penalizados serão as mulheres, os negros de ambos os sexos, os povos indígenas e o trabalhador do campo. Poucas pessoas conseguirão de fato se aposentar, pois uma boa parte dos brasileiros morrerá antes."
     Já na manhã de ontem (23/03), a escola recebeu os Professores Eduardo Hermes (Colégio Estadual Prof. Luís Dourado), Sílvio dos Santos (Escola Santa Cruz) e Felipe Augusto Kopp (Escola Santa Cruz), todos atualmente em greve, que se reuniram com os alunos do Ensino Médio junto ao saguão da escola, e ministraram aula coletiva sobre a reforma do Ensino Médio, Reforma Trabalhista e Reforma Previdenciária. 
     Nas suas exposições, os professores contextualizaram os fatos que estão acontecendo no Brasil na atualidade, informaram aos alunos sobre como funcionará a reforma da previdência e mostraram exemplos práticos do cotidiano para ilustrar sobre como ficará o mundo do trabalho caso esta venha a ser efetivamente aprovada.
     Em relação à reforma do Ensino Médio, os alunos puderam tomar conhecimento de que as propostas apresentadas pelo governo não atendem as necessidades dos estudantes brasileiros, mas sim do mercado global capitalista, que visa a formação de mão de obra abundante e barata, em detrimento de uma formação intelectual e cidadã.
     A Escola Santa Cruz agradece a disponibilidade dos professores envolvidos nestes atos, e renova seu compromisso de atender aos alunos da melhor forma, oferecendo momentos enriquecedores de debates e discussões críticas como estes, sempre que viável e possível. 
Com as informações: Prof. Evandro Saldanha Jochims.

Nenhum comentário:

Postar um comentário